Aguarde

Saiba como escolher tijolos para a sua construção

Publicado em: 07/01/2019
Saiba como escolher tijolos para a sua construção

Se você não possui um conhecimento aprimorado em materiais para construção, provavelmente você deve pensar que tijolos são todos iguais, mas não é bem assim.  Existem diferentes tipos de tijolos, cada um deles com uma finalidade específica, e por isso, saber escolher o tipo de tijolo ideal é extremamente importante para a qualidade da sua edificação, podendo até mesmo contribuir para pequenos entraves no andamento da obra, como por exemplo o mal encaixe das peças e o desperdício de material. 

 

Por onde começar?

Definindo o seu projeto de construção. Isso porque cada projeto demanda uma prioridade diferente, e além disso, definir a lista de materiais de construção e os gastos também será muito mais simples se você já tiver as especificações da obra. Em seguida, busque por qualidade. Invista em uma boa argamassa para assentar os tijolos e garantir a firmeza da construção. E então, escolha os tijolos. 

 

Numa definição simples, tijolo é um bloco de barro cozido ou seco ao sol, que normalmente é moldado na forma paralelepipedal, que é usado para realizar construções. A medida que a construção civil adota nova tecnologias, vão se criando novos tipos de tijolos, com formatos diferentes e com novos materiais. Veja a seguir os principais tipos de tijolos disponíveis no mercado.

 

1. Tijolo cerâmico

É o mais comum em obras no Brasil, são tijolos fabricados com furos ou maciços. Normalmente são destinados para a estrutura de alvenarias, mas podem assumir outros usos também. No geral, os tijolos cerâmicos não são indicados para fundações ou para sustentação de lajes. É uma opção economicamente muito acessível, porém não é tão resistente e não possui dimensões específicas.

 

2. Tijolo de concreto

Também é chamado de bloco de concreto ou bloco estrutural.  É amplamente utilizado na construção de alicerces, e é muito mais resistente do que o tijolo cerâmico. Tem como principal ponto positivo sua economia, uma vez que sua resistência contribui para que a geração de entulho seja pequena e também não demanda grandes quantidades de argamassa para seu assentamento. Já como ponto negativo, o tijolo de concreto não oferece grande conforto térmico. Por isso, no momento da escolha é preciso pesar qual é a sua prioridade: resistência e economia ou a temperatura do ambiente.

 

3. Tijolo laminado

Normalmente utilizado em projetos mais simples, como churrasqueiras de alvenaria; é um tijolo retangular que contém 21 furos, e por isso facilita a aderência de argamassa, mas por consequência, também requer maior quantidade do material para seu assentamento. 

 

4. Tijolo ecológico

É a melhor opção para quem deseja construir uma obra sustentável. O tijolo ecológico não prejudica o meio ambiente, uma vez que sua produção não é feita por meio da queima em forno a lenha. Este tipo de tijolo facilita a instalação da rede hidráulica e elétrica da obra por possuir dois furos internos, e além disso, também não demanda grande uso de argamassa para seu assentamento.

 

5. Tijolo baiano

Também é um tijolo amplamente indicado para construções residenciais. É um dos tijolos com menor custo no mercado, porém, como possui muitos furos, também demanda maior quantidade de argamassa. São leves, sua produção é sustentável e não gera resíduos. Não é indicado para suportar grandes cargas estruturais. 

 

Conheça a SD Material de Construção

Loja sediada em Jundiaí, a SD Material de Construção oferece os melhores tijolos do mercado. Seu depósito é um dos mais completos da região, e seus clientes podem contar com todos os outros materiais necessários para completar sua alvenaria. Visite o site da SD Material de Construção, e confira todos os tipos de tijolos disponíveis para a sua obra.

 

Posts Anteriores
  • Abril / 2019 - 2 posts
  • Março / 2019 - 2 posts
  • Fevereiro / 2019 - 3 posts
  • Janeiro / 2019 - 4 posts
  • Dezembro / 2018 - 5 posts
  • Novembro / 2018 - 1 post
  • Setembro / 2018 - 2 posts
  • Agosto / 2018 - 4 posts
  • Julho / 2018 - 6 posts
  • Junho / 2018 - 2 posts

SD Material de Construção

Avenida Professor Pedro Clarismundo Fornari, 1490
13214-660 - Jundiaí - SP

(11) 4582-5121

(11) 4815-7108

 Horário de atendimento:
 2ª à 6ª das 7:00h às 17:30h
 Sábados das: 8:00h às 12:00h
 

 

 

SD Material de Construção - Elétrica e Hidráulica em Jundiaí
Facebook
WhatsApp
Mapa